É verdade que os franceses não tomam banho?

É verdade que os Franceses não tomam banho- (1)

Ah, o velho clichê. Acho que nada atiça tanto a curiosidade de brasileiros em relação aos franceses do que os seus hábitos de higiene – ou a falta deles. Ou da presumida falta deles. E a resposta é complexa. Volta e meia aparece alguma pesquisa dizendo que sei lá quantos porcentos dos franceses não tomam banho diariamente, e que os brasileiros são esses seres asseadíssimos, perfumados deuses do Lux Luxo. Menos, pessoal, menos.

En fait, essas generalizações estão tão enraizadas no nosso imaginário coletivo que uma das primeiras coisas que eu perguntei quando conheci o Marido era se ele tomava banho todos os dias. “Sim, todos os dias. E até escovo os dentes”, garantiu ele. Só então, satisfeita com a resposta, eu ativei o meu modo super charme irresistível. Que aliás, provou-se fatal para o pobre rapaz gaulês. O interessante é que ele demorou até entender as piadinhas que eu fazia sobre a falta de banho – ele não tinha a mínima ideia de que os franceses tinham essa fama.

Deixando de lado os fatores históricos (sim, parece que nossos ancestrais indígenas adoravam um banho de rio, e sim, o pessoal da Europa na Idade Média morria de medo de água) e do clima, na prática existem diferenças culturais em relação às práticas de higiene. Nas minhas observações pessoais (que se limitam à família e amigos do Marido) noto que os banhos são bem mais rápidos, e que nem os homens lavam os cabelos diariamente. O que não significa que cheirem mal. Quem mora em Paris, as vezes nem tem chuveiro no apartamento. Enchem a pia com água, colocam uma luva específica prá isso e fazem um banho de gato como podem. Mas isso, confesso, ouvi de terceiros. O “normal” é sim, banho diário (mesmo que breve).

Mas então por que essa fama de fedidos? Sinceramente, não sei. Já senti cheiro de arroto de vodca semi-digerida no metrô de Moscou, de peles que exalavam a repolho fermentado na Coréia, gente com bafo de camelo em estado terminal em Dubai, peido de quem parecia ter comido sopa de hiena na África do Sul, e muito fedor de bunda mal lavada nos ônibus de Londrina. Na França, não me lembro de ter sido atingida por odores extremamente ofensivos em nenhum lugar público, mas como já vi muita gente reclamar, acho que tive sorte até agora.

Mas finalmente, se você está lendo esse post por mera curiosidade, fique tranquilo. É pouco provável que os banhos dos franceses tenham algum impacto real na sua vida. Agora, se você chegou até aqui porque tem algum francês ou francesa como prospectivo objeto de desejo e está preocupado com o momento em que o l’amour estiver no ar e as chiquérrimas roupas francesas estiverem no chão, também fique tranquilo. Isso porque, o dia em que você abrir a geladeira e for nocauteada por um queijo roquefort esquecido lá dentro, ou então sentir o aroma de um refluxo gasoso depois que o seu francês ou francesa comer um tal de saucisson*, aí sim você verá que um autêntico sovaco francês era o menor dos seus problemas…

20170206_164045* Saucisson é um salame francês, feito de carne de porco defumada dentro de um pedaço de tripa, deixado pendurado por meses até criar uma camada de fungos e bolores por fora. Cheira a coisa morta. Pivô de um possível divórcio entre um francês de Lyon e uma brasileira de Londrina.

3 comentários sobre “É verdade que os franceses não tomam banho?

    1. Me desculpa mas não sei qual lugar vc vive , Pk aqui em Paris o cheiro nos lugares públicos é horrível, e estou com um francês que sua família não tem hábitos de banhos diários não, e ele só faz Pk a briga foi grande, e a maioria do franceses que conheço não tem hábitos com higiene não. E confirmo( até que me provam o contrário) francês não gosta de banho não

      Curtir

      1. Pois é, Paris está longe de ser um jardim perfumado, mas não é diferente de outras grandes capitais. Quanto aos franceses, só posso falar dos que conheço, e por sorte são limpinhos 😉

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s