Imigrantes e as pedras que rolam

Imigrantes e as pedras que rolam

Pedra que rola não cria limo, diz o ditado. Em algum lugar do mundo, algum imigrante pensa na vida que deixou, nos seus entes queridos. Talvez esteja feliz com sua decisão. Talvez não. Penso no limo e na sua ambiguidade. Limo que representa estabilidade, o fruto de uma vida calculada e segura… mas tantas vezes estagnada. Como imigrantes, somos as pedras lisas, em constante movimento. Mas nosso limo cresce sim, dentro de nós, alimentado com cada experiência mundo afora. Um limo impossível de nos ser tirado, pois nasce na nossa alma.

Ser um imigrante é saber que a partir do momento que partimos, não há mais um lar para voltar. Viramos estrangeiros do antigo ninho, estranhos no próprio berço. Observando de longe que no mundo que deixamos, o limo da vida continua a crescer forte e devagar, sem a nossa presença. François Rabelais, à beira da morte disse que ia buscar um Grande Talvez. Nós não esperamos essa hora chegar. Buscamos a incerteza e o desafio. Fazemos o mundo acontecer. Mudamos de lado, nos tornamos o Outro.

Em outras terras, nossos olhos brilham de fascinação e admiração ao mesmo tempo que choram de saudade e frustração. Ficamos confusos entre o nacionalismo e a universalidade. Escolhemos a Mãe Terra à Pátria Mãe. Revolucionários e humilhados. Sonhadores que não dormem. Necessários e odiados do lado de cá. Necessários e odiados do lado de lá. Vivemos a máxima de Einstein, abrindo nossas mentes para ideias novas e sabendo que elas jamais voltarão ao tamanho original. Rolling stones que agregam.

Somos híbridos. Mestiços não só de sangue, mas de cultura e de alma. Somos pedras que rolam, somos as pedras no caminho. Fazemos muito mais do que apenas construir castelos. Nosso limo une povos. Um brinde à nós, imigrantes, que transformamos pedras em pontes sobre muros. E com nossas vidas, construímos pontes entre nações.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s